Meu nome é Camila Malheiros Macedo Soares, nasci em Cuiabá e tenho 20 anos.
Sempre gostei muito de esportes e tive a oportunidade de praticar alguns deles. Joguei vôlei, handball, tênis; fiz natação, ginástica olímpica, hipismo, etc. Mas meu esporte preferido é a dança. Pratiquei balé e dança de rua. No momento não pratico nenhum esporte, exceto academia.
Fiz o ensino médio em uma escola Walderf, portanto aprendi desde pequena a pintar, fazer crochê, cozinhar, usar argila e aquarela, entre outros.
Tenho como hobby assistir filmes (comédia romântica, suspense, etc.), ir a peças de teatro, sair com amigos e família, ir á festas, ouvir música e principalmente viajar. Desde pequena sempre gostei muito de conhecer lugares e pessoas novas, dentre os mais diversos possíveis. Já viajei muito pelo interior de Mato Grosso, litoral de São Paulo, Disney (EUA), etc.; mas minha “maior” viagem até o momento foi em 2008, quando fiz intercâmbio por um ano nos Estados Unidos, no estado de Washington. Foi uma experiência inesquecível a que devo grande parte do meu conhecimento, não só da língua americana como principalmente a aprendizagem pessoal.
Adoro ouvir música e apesar de ter ritmos preferidos, em geral sou bem eclética. Já toquei flauta doce e soprano, piano e violão.
A importância de atualizar-se e impactar
no cenário mercadológico contemporâneo
Empresas e agências de publicidade devem atualizar-se constantemente para adequar-se às necessidades e desejos dos consumidores, impactarem positivamente a sociedade, atraírem a atenção das pessoas para o anúncio dos seus produtos, acompanharem as evoluções tecnológicas e os assuntos mais discutidos no momento, organizar-se internamente e desenvolver relações externas da melhor maneira possível e acompanhar as tendências do macro e micro ambiente dessas entidades.
Bernach, funcionário da agência Nova Iorquina DDB, entendeu, na década de 1960, que as pessoas eram mais facilmente convencidas de algo através da persuasão e inovação do que pela redundância, como muitos outros publicitários acreditavam. Então, ele adaptou em suas propagandas tais características, para convencer melhor os consumidores da qualidade e vantagem de comprar tal produto.
A campanha de publicidade criada pela DDB em 1960, destinada à Volkswagen, foi revolucionária naquele momento. O setor automotivo teve grande desenvolvimento no século XX e mudou completamente os hábitos e costumes daquela sociedade, pois proporcionou maior mobilidade de pessoas e bens e demandou uma infra-estrutura capaz de proporcionar o tráfego, alterando a paisagem rural e urbana. No início dos anos 1960 chegaram ao Brasil empresas automobilísticas do setor de transportes pesados (Mercedes-Benz, SAAB-Scania), em decorrência da decisão do governo em dar prioridade ao transporte rodoviário de cargas. E foi neste contexto que a agência DDB revolucionou a maneira como os anúncios de automóveis eram comunicados, pois até então eles apresentavam personagens e símbolos, e então alterando o ponto de vista sobre carros pequenos e grandes.
O texto “Think Small”, termo criado por Koenig, se diferencia de todas as propagandas criadas até então. Ele não idolatra seu produto, mas indiretamente demonstra as vantagens do mesmo ao leitor, que não obtém todas as informações e não lê nenhuma conclusão sobre o carro, portanto termina de ler o texto pensando sobre ele, indagando o que significa. Este método foi trabalhado por Howarge Gossage, que tinha como princípio que “ao construir uma ratoeira, deve-se deixar espaço para o rato”, ou seja, a propaganda não deve ser traduzida, as pessoas devem interagir com ela.
No plano global em que vivemos, é necessário que idéias sejam renovadas constantemente. Para tanto, os chefes das empresas devem desafiar seus funcionários para repensarem a atual situação da companhia, para que assim haja inovação e destaque diante da concorrência.
Deve haver uma mudança na organização interna da empresa como a implementação de novos métodos de registro, coordenação e aprimoramento de rotinas, procedimentos, normas e banco de dados para a gestão das atividades internas. Ainda, a empresa deve inovar sua organização diante das atividades externas do negócio. Podem ser utilizados estratégias como terceirização, realização de parcerias, integração e colaboração com clientes, fornecedores e concorrentes.
Em 2003, o chefe da Coca-Cola Co. Steve Heyer analisou o marketing de maneira totalmente diferente do que era visto até então. Ele demonstra que a sociedade muda constantemente, como seus hábitos, desejos, etc., e a partir deste desenvolvimento social e econômico, a empresa deve adaptar seus produtos para este novo “panorama mercadológico” e conseqüentemente renovar o relacionamento com seus clientes. Ainda, a empresa deve estar constantemente atenta às oportunidades de marketing que aparecem no mercado.
O responsável pela gestão de marketing na empresa deve estar sempre observando seus consumidores, para assim poder influenciá-los diretamente e obter um relacionamento com eles. Se os publicitários não acompanharem as tendências de mercado, a empresa perderá seus consumidores. Por mais que determinado método de campanha tenha dado certo da última vez que foi anunciada, a empresa deve adaptar a nova campanha ao atual cenário que está presenciando, para assim preservar seus clientes e conquistar outros novos.
Cabe comentar que na empresa trabalham-se melhor quando se trabalha em grupo. Os funcionários da empresa devem juntar o que cada um pode oferecer de melhor, e assim colaborarem para fazerem o melhor juntos, seja uma campanha, um anúncio, ou qualquer outra proposta. Ainda, empresas podem ser parceiras ou até mesmo se associarem para assim agregarem seus esforços, aumentarem o público-alvo e conseqüentemente lucrarem mais, se feita essa fusão corretamente. Em 2009 as empresas Sadia e Perdigão, hoje conhecidas como BR Foods, se fundiram e hoje são responsáveis por quase 25% do mercado exportador de aves e seu faturamento anual é aproximadamente R$ 22 bilhões. Outros exemplos bem sucedidos são as redes bancárias Itaú e Unibanco e as empresas de TV a cabo Sky e Directv.
O objetivo da empresa é, ou aos menos deveria ser, criar mais valor para seus consumidores. Para tanto, ela deve atender aos desejos e necessidades dos mesmos, respeitando o cenário mercadológico em que estes estão incluídos. Ela deve renovar sempre. Por exemplo, a empresa Cola-Cola vende mais do que um líquido preto gaseificado, ela vende a idéia, a sensação de tomar essa bebida. Os consumidores de uma Harley Davidson compram mais do que o produto em si, compram a sensação de aventura, de “sair da rotina”.
O produto não pode ter prazo para ser retirado do mercado, ele deve ser constantemente inovado para que permaneça correspondendo às expectativas do seu público-alvo. Deve-se associar a idéia certa ao tempo certo. Mais do que ser presente, a comunicação tem que ser impactante. Esta é a palavra-chave. Impactar. Substituir a mesmice e o esperado por algo impactante e inovador. Agregar aos nossos produtos as idéias que pretendemos transmitir ao consumidor após a compra deste.
Steve Heyer sugere diferenciar a maneira como irá invadir a mente e o coração das pessoas, para que o resultado seja mais efetivo. Ainda, ele afirma que o caminho para o cliente comprar determinado produto é impactando primeiro sua mente e depois o coração, e assim finalmente o cliente estará disposto a fazer a compra.
A Coca-Cola Company é a mais presente, atualmente, no mundo em relação a qualquer outra empresa de qualquer setor. Todo este sucesso deve-se a capacidade dos responsáveis pela comunicação dos produtos da empresa, como de outras funcionalidades da organização, de inovar constantemente suas propagandas, adequá-las ao cenário mercadológico e impactar de maneira positiva seus consumidores.
Todos os setores da empresa devem ser renovados. Seus produtos, funcionários, idéias, entre outros, devem ser analisados e atualizados para que a empresa possa ser estudada e melhorada gradativamente, se adequando mais ao que o mercado está propício a seguir e as tendências que ele tende a acompanhar. Devem também resultar na melhoria do local do trabalho, das relações externas e até mesmo dos desenvolvimentos dos empregados. O objetivo de todos esses incentivos é o posicionamento da empresa no mercado, maior confiabilidade dos seus clientes e o aumento da lucratividade da mesma.
As empresas bem sucedidas são aquelas que satisfazem e encantam seus consumidores. Essas empresas vêem marketing como filosofia que permeia toda a companhia, e não uma função separada das demais. Seus profissionais de marketing definem quais grupos de clientes e necessidades podem ser atendidas de forma lucrativa e como atendê-los melhor do que os concorrentes.
Além de renovar suas idéias, a empresa deve renovar seu papel, pois os objetivos das empresas são sempre modificados, e ela deve acompanhar esta mudança. Antes de fazer uma propaganda, o publicitário deve analisar o ambiente e o público-alvo do anúncio, para atingi-lo corretamente e obter resultados positivos.
Atrelado ao assunto que tratamos, vale lembrar-se da importância de um bom relacionamento entre os líderes das empresas e os seus funcionários. Atualmente, é essencial que os funcionários das empresas sejam tratados bem, tenham treinamentos adequados às suas funções dentro da organização e sejam incentivados e desafiados a superarem obstáculos e alcançarem suas metas.
O método de qualquer empresa deve acompanhar as tendências de mercado. No atual cenário mercadológico, assuntos como sustentabilidade, biotecnologia e responsabilidade social e ambiental em geral estão sendo extremamente discutidas, e os “novos” consumidores estão recebendo cada vez mais informações sobre estes temas e conseqüentemente dando mais valor às empresas sustentáveis.
Ainda, as fronteiras entre países estão “diminuindo”, ou seja, está havendo maior troca de culturas e informações. Somos atualizados de importantes acontecimentos instantaneamente, independentes do lugar onde estes ocorreram. Portanto, as organizações contemporâneas devem desfrutar desta facilidade ao acesso de informação e expandir-se globalmente, atualizar-se constantemente e impactar e modificar idéias.
Atualmente, até o perfil dos indivíduos procurados pelas empresas devem ser diferentes. O líder ideal para uma empresa hoje em dia não é mais aquele de antigamente, autoritário e temido pelos demais. Ele deve ser flexível, ouvir e interpretar diferentes idéias e opiniões e ainda assim ser decidido, deve estimular seus funcionários a executarem sempre da melhor maneira possível seus deveres, deve ser carismático, atualizado, impactante, entre outros. A empresa deve oferecer temporariamente treinamentos para seus líderes e funcionários.
As empresas devem fazer pesquisas de mercado e tendências. A organização Procter & Gamble desenvolveu um projeto conhecido como “Conectar e Desenvolver”, que ao contrário do que muitos pensam, não é uma terceirização de inovação, é uma agregação de idéias do macroambiente para o microambiente da empresa, acentuando e capitalizando assim recursos internos.
Um dos principais benefícios da inovação é o aumento de competitividade entre as corporações. A partir do momento em que determinada empresa desenvolve melhores produtos, organiza-se melhor internamente, acompanha com mais precisão as tendências de mercado, sua lucratividade e posicionamento no mercado aumentam e conseqüentemente esses resultados estimulam as concorrentes a inovarem e melhorarem também seus produtos. Esta competitividade é extremamente positiva para os consumidores, pois o mercado passa a oferecer produtos de melhor qualidade, muitas vezes por menores preços.
A propaganda ideal atualmente é diferente de pouco tempo atrás. Elas não transmitem mais somente as qualidades dos produtos, elas transmitem as sensações que este produto agrega, que o consumidor vai se beneficiar após a compra do mesmo. A maneira como os produtos são divulgados foi mudada, são mais ousada, propõem algo diferente do esperado, não transmite ao consumidor o que ele espera, imagina, pois expõe ao público algo novo.
Agências de marketing que não acompanham essas tendências são substituídas pelas novas agências de marketing, que foram introduzidas no mercado de maneira atualizada e inovadora, percebida até mesmo através dos nomes das mesmas, que são ousados e diferenciados. Essas novas agências oferecem campanhas pouco convencionais, e as antigas agências devem acompanhar essas tendências. Apesar de difícil, essa mudança nas velhas agências é extremamente necessária.
A inovação das empresas e agências deve acompanhar a tecnologia. Nos tempos contemporâneos as campanhas estão sendo veiculados nos meios de comunicação mais variados possíveis como celulares, jogos on-line, marketing on-line, entre outros.
Uma das maiores dificuldades que agências e empresas vem enfrentando é atrair a atenção do consumidor. Este está cada vez mais apto a distinguir propagandas que lhe interessam das que não lhe interessam; ou seja, os anúncios devem ser elaborados de maneira a atrair a atenção do consumidor. Muitas agências e empresas vêem esta “filtração” do interesse dos consumidores em determinadas propagandas como um problema, já outras o vêem como oportunidade para comunicar seus produtos através de anúncios mais criativos, melhor anunciados e mais atrativos e inovadores que os das concorrentes.
A importância de atualizar-se e impactar
no cenário mercadológico contemporâneo
Empresas e agências de publicidade devem atualizar-se constantemente para adequar-se às necessidades e desejos dos consumidores, impactarem positivamente a sociedade, atraírem a atenção das pessoas para o anúncio dos seus produtos, acompanharem as evoluções tecnológicas e os assuntos mais discutidos no momento, organizar-se internamente e desenvolver relações externas da melhor maneira possível e acompanhar as tendências do macro e micro ambiente dessas entidades.
Bernach, funcionário da agência Nova Iorquina DDB, entendeu, na década de 1960, que as pessoas eram mais facilmente convencidas de algo através da persuasão e inovação do que pela redundância, como muitos outros publicitários acreditavam. Então, ele adaptou em suas propagandas tais características, para convencer melhor os consumidores da qualidade e vantagem de comprar tal produto.
A campanha de publicidade criada pela DDB em 1960, destinada à Volkswagen, foi revolucionária naquele momento. O setor automotivo teve grande desenvolvimento no século XX e mudou completamente os hábitos e costumes daquela sociedade, pois proporcionou maior mobilidade de pessoas e bens e demandou uma infra-estrutura capaz de proporcionar o tráfego, alterando a paisagem rural e urbana. No início dos anos 1960 chegaram ao Brasil empresas automobilísticas do setor de transportes pesados (Mercedes-Benz, SAAB-Scania), em decorrência da decisão do governo em dar prioridade ao transporte rodoviário de cargas. E foi neste contexto que a agência DDB revolucionou a maneira como os anúncios de automóveis eram comunicados, pois até então eles apresentavam personagens e símbolos, e então alterando o ponto de vista sobre carros pequenos e grandes.
O texto “Think Small”, termo criado por Koenig, se diferencia de todas as propagandas criadas até então. Ele não idolatra seu produto, mas indiretamente demonstra as vantagens do mesmo ao leitor, que não obtém todas as informações e não lê nenhuma conclusão sobre o carro, portanto termina de ler o texto pensando sobre ele, indagando o que significa. Este método foi trabalhado por Howarge Gossage, que tinha como princípio que “ao construir uma ratoeira, deve-se deixar espaço para o rato”, ou seja, a propaganda não deve ser traduzida, as pessoas devem interagir com ela.
No plano global em que vivemos, é necessário que idéias sejam renovadas constantemente. Para tanto, os chefes das empresas devem desafiar seus funcionários para repensarem a atual situação da companhia, para que assim haja inovação e destaque diante da concorrência.
Deve haver uma mudança na organização interna da empresa como a implementação de novos métodos de registro, coordenação e aprimoramento de rotinas, procedimentos, normas e banco de dados para a gestão das atividades internas. Ainda, a empresa deve inovar sua organização diante das atividades externas do negócio. Podem ser utilizados estratégias como terceirização, realização de parcerias, integração e colaboração com clientes, fornecedores e concorrentes.
Em 2003, o chefe da Coca-Cola Co. Steve Heyer analisou o marketing de maneira totalmente diferente do que era visto até então. Ele demonstra que a sociedade muda constantemente, como seus hábitos, desejos, etc., e a partir deste desenvolvimento social e econômico, a empresa deve adaptar seus produtos para este novo “panorama mercadológico” e conseqüentemente renovar o relacionamento com seus clientes. Ainda, a empresa deve estar constantemente atenta às oportunidades de marketing que aparecem no mercado.
O responsável pela gestão de marketing na empresa deve estar sempre observando seus consumidores, para assim poder influenciá-los diretamente e obter um relacionamento com eles. Se os publicitários não acompanharem as tendências de mercado, a empresa perderá seus consumidores. Por mais que determinado método de campanha tenha dado certo da última vez que foi anunciada, a empresa deve adaptar a nova campanha ao atual cenário que está presenciando, para assim preservar seus clientes e conquistar outros novos.
Cabe comentar que na empresa trabalham-se melhor quando se trabalha em grupo. Os funcionários da empresa devem juntar o que cada um pode oferecer de melhor, e assim colaborarem para fazerem o melhor juntos, seja uma campanha, um anúncio, ou qualquer outra proposta. Ainda, empresas podem ser parceiras ou até mesmo se associarem para assim agregarem seus esforços, aumentarem o público-alvo e conseqüentemente lucrarem mais, se feita essa fusão corretamente. Em 2009 as empresas Sadia e Perdigão, hoje conhecidas como BR Foods, se fundiram e hoje são responsáveis por quase 25% do mercado exportador de aves e seu faturamento anual é aproximadamente R$ 22 bilhões. Outros exemplos bem sucedidos são as redes bancárias Itaú e Unibanco e as empresas de TV a cabo Sky e Directv.
O objetivo da empresa é, ou aos menos deveria ser, criar mais valor para seus consumidores. Para tanto, ela deve atender aos desejos e necessidades dos mesmos, respeitando o cenário mercadológico em que estes estão incluídos. Ela deve renovar sempre. Por exemplo, a empresa Cola-Cola vende mais do que um líquido preto gaseificado, ela vende a idéia, a sensação de tomar essa bebida. Os consumidores de uma Harley Davidson compram mais do que o produto em si, compram a sensação de aventura, de “sair da rotina”.
O produto não pode ter prazo para ser retirado do mercado, ele deve ser constantemente inovado para que permaneça correspondendo às expectativas do seu público-alvo. Deve-se associar a idéia certa ao tempo certo. Mais do que ser presente, a comunicação tem que ser impactante. Esta é a palavra-chave. Impactar. Substituir a mesmice e o esperado por algo impactante e inovador. Agregar aos nossos produtos as idéias que pretendemos transmitir ao consumidor após a compra deste.
Steve Heyer sugere diferenciar a maneira como irá invadir a mente e o coração das pessoas, para que o resultado seja mais efetivo. Ainda, ele afirma que o caminho para o cliente comprar determinado produto é impactando primeiro sua mente e depois o coração, e assim finalmente o cliente estará disposto a fazer a compra.
A Coca-Cola Company é a mais presente, atualmente, no mundo em relação a qualquer outra empresa de qualquer setor. Todo este sucesso deve-se a capacidade dos responsáveis pela comunicação dos produtos da empresa, como de outras funcionalidades da organização, de inovar constantemente suas propagandas, adequá-las ao cenário mercadológico e impactar de maneira positiva seus consumidores.
Todos os setores da empresa devem ser renovados. Seus produtos, funcionários, idéias, entre outros, devem ser analisados e atualizados para que a empresa possa ser estudada e melhorada gradativamente, se adequando mais ao que o mercado está propício a seguir e as tendências que ele tende a acompanhar. Devem também resultar na melhoria do local do trabalho, das relações externas e até mesmo dos desenvolvimentos dos empregados. O objetivo de todos esses incentivos é o posicionamento da empresa no mercado, maior confiabilidade dos seus clientes e o aumento da lucratividade da mesma.
As empresas bem sucedidas são aquelas que satisfazem e encantam seus consumidores. Essas empresas vêem marketing como filosofia que permeia toda a companhia, e não uma função separada das demais. Seus profissionais de marketing definem quais grupos de clientes e necessidades podem ser atendidas de forma lucrativa e como atendê-los melhor do que os concorrentes.
Além de renovar suas idéias, a empresa deve renovar seu papel, pois os objetivos das empresas são sempre modificados, e ela deve acompanhar esta mudança. Antes de fazer uma propaganda, o publicitário deve analisar o ambiente e o público-alvo do anúncio, para atingi-lo corretamente e obter resultados positivos.
Atrelado ao assunto que tratamos, vale lembrar-se da importância de um bom relacionamento entre os líderes das empresas e os seus funcionários. Atualmente, é essencial que os funcionários das empresas sejam tratados bem, tenham treinamentos adequados às suas funções dentro da organização e sejam incentivados e desafiados a superarem obstáculos e alcançarem suas metas.
O método de qualquer empresa deve acompanhar as tendências de mercado. No atual cenário mercadológico, assuntos como sustentabilidade, biotecnologia e responsabilidade social e ambiental em geral estão sendo extremamente discutidas, e os “novos” consumidores estão recebendo cada vez mais informações sobre estes temas e conseqüentemente dando mais valor às empresas sustentáveis.
Ainda, as fronteiras entre países estão “diminuindo”, ou seja, está havendo maior troca de culturas e informações. Somos atualizados de importantes acontecimentos instantaneamente, independentes do lugar onde estes ocorreram. Portanto, as organizações contemporâneas devem desfrutar desta facilidade ao acesso de informação e expandir-se globalmente, atualizar-se constantemente e impactar e modificar idéias.
Atualmente, até o perfil dos indivíduos procurados pelas empresas devem ser diferentes. O líder ideal para uma empresa hoje em dia não é mais aquele de antigamente, autoritário e temido pelos demais. Ele deve ser flexível, ouvir e interpretar diferentes idéias e opiniões e ainda assim ser decidido, deve estimular seus funcionários a executarem sempre da melhor maneira possível seus deveres, deve ser carismático, atualizado, impactante, entre outros. A empresa deve oferecer temporariamente treinamentos para seus líderes e funcionários.
As empresas devem fazer pesquisas de mercado e tendências. A organização Procter & Gamble desenvolveu um projeto conhecido como “Conectar e Desenvolver”, que ao contrário do que muitos pensam, não é uma terceirização de inovação, é uma agregação de idéias do macroambiente para o microambiente da empresa, acentuando e capitalizando assim recursos internos.
Um dos principais benefícios da inovação é o aumento de competitividade entre as corporações. A partir do momento em que determinada empresa desenvolve melhores produtos, organiza-se melhor internamente, acompanha com mais precisão as tendências de mercado, sua lucratividade e posicionamento no mercado aumentam e conseqüentemente esses resultados estimulam as concorrentes a inovarem e melhorarem também seus produtos. Esta competitividade é extremamente positiva para os consumidores, pois o mercado passa a oferecer produtos de melhor qualidade, muitas vezes por menores preços.
A propaganda ideal atualmente é diferente de pouco tempo atrás. Elas não transmitem mais somente as qualidades dos produtos, elas transmitem as sensações que este produto agrega, que o consumidor vai se beneficiar após a compra do mesmo. A maneira como os produtos são divulgados foi mudada, são mais ousada, propõem algo diferente do esperado, não transmite ao consumidor o que ele espera, imagina, pois expõe ao público algo novo.
Agências de marketing que não acompanham essas tendências são substituídas pelas novas agências de marketing, que foram introduzidas no mercado de maneira atualizada e inovadora, percebida até mesmo através dos nomes das mesmas, que são ousados e diferenciados. Essas novas agências oferecem campanhas pouco convencionais, e as antigas agências devem acompanhar essas tendências. Apesar de difícil, essa mudança nas velhas agências é extremamente necessária.
A inovação das empresas e agências deve acompanhar a tecnologia. Nos tempos contemporâneos as campanhas estão sendo veiculados nos meios de comunicação mais variados possíveis como celulares, jogos on-line, marketing on-line, entre outros.
Uma das maiores dificuldades que agências e empresas vem enfrentando é atrair a atenção do consumidor. Este está cada vez mais apto a distinguir propagandas que lhe interessam das que não lhe interessam; ou seja, os anúncios devem ser elaborados de maneira a atrair a atenção do consumidor. Muitas agências e empresas vêem esta “filtração” do interesse dos consumidores em determinadas propagandas como um problema, já outras o vêem como oportunidade para comunicar seus produtos através de anúncios mais criativos, melhor anunciados e mais atrativos e inovadores que os das concorrentes.
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